Faculdade ESAMC Santos produzirá máscaras para profissionais da saúde

A pandemia do novo coronavírus tem afetado todo o planeta e não tem sido diferente no Brasil. Como forma de conter o avanço da doença em São Paulo, o governo do estado anunciou a prorrogação da quarentena até o dia 22 de abril. Pensando nisso, a Esamc Santos decidiu produzir, a partir desta terça-feira (07), exemplares de máscaras de proteção do tipo escudo, considerados como equipamentos de proteção individual (EPI) indispensáveis no atendimento de pacientes acometidos com o vírus COVID-19 nos hospitais e unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade de Santos.
A confecção das máscaras será realizada sob a coordenação dos professores Allan Degásperi, Alessandro Lopes e Renato de Marchi, responsáveis pela parte operacional, juntamente com alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Esamc Santos, que de forma remota, participam da processo das modelagens específicas para a faceshield - tipo de equipamento que é preso ao redor da testa com um material que será produzido na impressora 3D, juntamente com um escudo de acetato responsável por proteger o rosto dos profissionais de contaminação.
Depois da produção, os equipamentos serão esterilizados para chegarem em perfeitas condições aos colaboradores das unidades hospitalares da região. Segundo o professor Allan Degásperi, o modelo e o design a ser fabricado está sendo minuciosamente pesquisado e testado pelo grupo, a fim de oferecer segurança e conforto aos profissionais da saúde.
"A utilização de maquinários de manufatura aditiva, como a impressora 3D, é uma rápida resposta para auxiliar estes profissionais da melhor maneira possível. A Esamc se prontificou a produzir e realizar a doação destas faceshields e tenho orgulho de fazer parte desse momento importante para todos", exaltou o professor, lembrando sobre a importância dos profissionais que atuam na área da saúde estarem munidos e guarnecidos para o combate ao Covid-19.
Ao todo, serão produzidas 600 máscaras com o design exclusivo elaborado pelo aluno Pablo David Rodrigues de Jesus, do 7º semestre de Engenharia Civil, através da plataforma SketchUp. Em seguida, o grupo fará uma análise da capacidade de produção x demanda necessários para o projeto seguir adiante.
"A ideia é oferecer as condições que a Esamc disponibiliza para a fabricação deste importante EPI e juntar forças com os nossos alunos para formarmos uma grande corrente do bem. Desejamos contribuir de alguma forma com essa situação crítica que esse vírus nos coloca e, portanto, tenho a plena convicção que essas máscaras farão um enorme bem não apenas aos profissionais da saúde que irão se utilizar, mas sobretudo, para nós mesmos, cidadãos e profissionais que desejam juntar os laços de solidariedade neste momento único que vivemos", explica o coordenador dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Esamc Santos, Renato de Marchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adblock Detectado

SEI QUE VOCÊ NÃO GOSTA DE PROPAGANDA, NÓS TAMBÉM NÃO

Mas essa é a maneira que encontramos de mostras as matérias gratuitamente para você.

Por favor, desabilite seu AdBlock e desfrute de todas as informaççoes do nosso site.

Muito obrigado, Blog Do Engenheiro

×